sábado, 7 de maio de 2011

Primeiras-damas debatem saúde materno-infantil

Prefeiro0705

O prefeito de Rio Branco e presidente da Associação dos Municípíos do Acre (Amac), Raimundo Angelim, participou ontem, 6, da abertura do 1º Encontro das Primeiras-Damas dos Municípios do Acre, realizado na sala de reuniões da associação. No âmbito do encontro foi realizada a Oficina de Mortalidade Materna e Infantil conduzida pela enfermeira Gerlívia Maia, primeira-dama de Rio Branco.
Estiveram presentes esposas de prefeitos da maioria dos municípios e as prefeitas Leila Galvão, de Brasiléia; professora Eliane, de Assis Brasil, e Marilete Vitorino, de Tarauacá. A secretária estadual de Políticas para Mulheres, Concita Maia, representou a primeira-dama do Estado, Marlúcia Cândido. Esteve presente também a coordenadora municipal de Políticas para Mulheres de Rio Branco, Roselin Scalabrin.
Angelim fez um relato do projeto de se reunir as primeiras-damas em um amplo debate sobre questões que apóiem a gestão municipal na resolução de diferentes problemas. “Essa idéia surgiu em Assis Brasil [em reunião da Amac no dia 30 de março].  Temos um trabalho muito intenso na área de saúde por parte dos nossos prefeitos e este é um momento importante para se conseguir suporte a esse trabalho”, disse Angelim, citando que cada vez mais a mulher tem papel preponderante na gestão pública. Durante o período da última cheia do rio Acre, lembrou o prefeito, de 1.000 famílias que estiveram abrigadas no parque de exposições da Expoacre, 568 eram chefiadas por mulheres.
A participação da mulher na condução de políticas públicas remonta à estruturação da Amac, que teve  história iniciada em 3 de janeiro de 1995 pelo então prefeito Jorge Viana que lutou pela criação da Frente dos Prefeitos do Acre (FPAC), que encerrou as atividades em dezembro de 1996. No dia 5 de março de 1997, decidiu-se pela criação da Associação dos Prefeitos do Acre (APA). Em 4 de janeiro de 2001 foi fundada a Frente Democrática de Prefeitos do Acre (FDPA), dividindo a APA. Em 8 de dezembro de 2004 ficou acordado que seria de grande importância para o desenvolvimento dos municípios,  e conseqüentemente para o Estado,  a união das duas entidades. O nome da junção passou a ser Associação dos Municípios do Acre, cuja criação deu-se em 14 de fevereiro de 2005.  A secretária Concita Maia aproveitou o momento para falar da luta da presidente Dilma Rousseff em favor da mulher brasileira, especialmente na questão da saúde, e convocou as primeiras-damas a repercutirem a realização das conferências municipais que são preparatórias à Conferência Nacional de Políticas para Mulheres.
Gerlívia: momento de pensar mais acerca da saúde da mulher e da criança
Os objetivos da Amac são ampliar e fortalecer a capacidade administrativa, econômica e social dos municípios do Acre, visando fomentar, promover e proporcionar meios que viabilizem a modernização das administrações públicas locais, com capacitação dos servidores públicos municipais, a eficiência do controle interno, a organização dos serviços e ações junto á comunidade local e regional, além de assessorar, elaborar e executar planos, programas, projetos, serviços e ações da administração pública, visando o desenvolvimento municipal.

Nesse contexto, avalia a primeira-dama da Capital, Gerlívia Maia, encontros como os  com as esposas de prefeitos  são essenciais para se debater o desenvolvimento dos municípios.  “Este é um momento de integração para a gente estar pensando mais em relação à saúde da mulher e da criança”, disse Gerlívia. 
(Ascom PMRB)
agazetadoacre

Nenhum comentário:

Postar um comentário